sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cartografia (Séc. XV ao XVIII)

História da Cartografia

A Cartografia do Séc. XV ao XVIII

     Esse período do Século XV, também conhecido como o “Período do Descobrimento” teve grades avanços na ciência cartográfica, pois a partir de 1943, com inicio das grandes viagens marítimas, a cartografia assume o papel de garantir a segurança nas grandes viagens, de representar novas rotas e cartografar novas terras. Nesse período teve destaque marcante a Escola de Sagres, que era uma escola náutica fundada pelo infante D. Henrique, a qual localizava-se em Portugal e tinha como principal objetivo, treinar os pilotos e cosmógrafos, e também centro de preciosas informações para estabelecer rotas marítimas comerciais com o Oriente. 

     Os navegadores costumavam carregar consigo anotações, onde eram registrados os rumos (direções) e as distâncias entre os portos visitados. Também era feitos desenhos, cujo objetivo provável era facilitar a navegação, sem se preocupar com sistemas de projeções. Essas projeções receberam o nome de Portulanos ou Cartas Portulanos e buscavam representar a costa dos continentes e, em especial, o mar Mediterrâneo (ver Imagem 1). 
Imagem 1 - Carta Portulano do Mediterrâneo - Joan Oliva, 1610
Pode-se observar o desenho do continente europeu, destacando-se a península Ibérica e a Itália. 

    Durante muitos séculos os mapas era privilégio de poucos, destinado às elites. Apenas Reis, alto clero, grandes navegadores e amadores de expedições marítimas tinham esses tipos de informações. Os mapas vieram a ser amplamente utilizado após a invenção da imprensa, na segunda metade do Século XV. 

     Em 1570 surgiu o grande primeiro Atlas mundial, confeccionado por Ortélius (1527-1598), o “Theatrum Orbis Terrarum”, escrito em latim (ver Imagem 2), obtendo inúmeras edições e mais de 7000 cópias impressas em diferentes idiomas. Tratava-se de um conjunto preciso de mapas, reproduzido pelos mais importantes cartógrafos da época, incluindo Mercator, que em 1589 foi o responsável por produzir o primeiro mapa mundo com projeções cilíndricas, sendo amplamente utilizada até os dias atuais. 

Imagem 2 - "Americae Sive Novi Orbis" Ortelius, 1595
America ou Novo Mundo. Este mapa apareceu em todas as edições do Theatrum Orbis Terrarum e revela a influência do mapa de Mercator de 1569.

     Foi Mercator (1512-1594) quem primeiro utilizou a palavra Atlas para nomear uma coleção de mapas, porem sua maior contribuição se deu do sistema de projeções (Projeções Cilíndricas de Mercator), que veio a facilitar a navegação , através da representação do mundo, onde uma linha reta na carta corresponde a uma linha reta de igual rumo no oceano, tornando-se numa carta orientada. 

     A contribuição de Mercator foi enorme, porem sua projeção gerou uma grande distorção nas distâncias, sobre tudo nas regiões dos polos (as quais serão discutidas nas próximas postagens), mostrando as massas continentais nessas latitudes muito dilatadas (ver Imagem 3).
Imagem 3 - "Typus Orbis Terrarum" Ortelius, 1571
Modelo Completo da Terra. Neste mapa pode-se observar a grade distorção nos territórios localizados próximo aos pólos (altas latitudes)



Nenhum comentário:

Postar um comentário