quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cartografia (Clássica)

História da Cartografia

A Cartografia Clássica



A Grécia Antiga, considerada o berço da civilização ocidental muito contribuiu para o desenvolvimento das ciências, da filosofia e das artes em geral. Já no século VI a.C., suas expedições militares e de navegações impulsionaram os trabalhos de cosmologia, astronomia e matemáticos, os primeiros a buscar métodos científicos capazes de representar a superfície terrestre (ver Imagem 1).




Imagem 1- Globo de Mella, Globo de Poseidon, Globo de Ptolomeu. Gravura com três representações antigas do globo. A projeção cônica (última projeção) é muito utilizada por Ptolomeu.

Dentre os personagens da época, o mais importante, pode-se citar Eratóstenes (275-194 a.C.) e Ptolomeu (90-168 a.C.). O primeiro foi o filósofo astrônomo e matemático da escola de Alexandria, responsável pelo cálculo da circunferência da Terra. Para efetuar este cálculo Eratóstenes utilizou como referência a altura angular do sol e a distancia entre as cidades de Alexandria e Siena (Imagem 2), chegando ao valor de 110Km, próximo ao valor conhecido atualmente, o qual é de 111km, onde devemos levar em conta, o nível intelectual da época e a inexistência dos aparato tecnológicos (tecnologia de ponta) ao qual temos nos dias atuais, as quais temos nos dias atuais.

Imagem 2- Ilustração de como se procedeu o cálculo da circunferência da Terra por Eratóstenes.

Os romanos nesse período encontravam-se em um estagio inferior, utilizando-se uma forma ainda primitiva para a época, onde situavam Roma como centro do mundo e davam maior ênfase ao registro de rotas (Imagem 3). As principais funções dos mapas romanos davam-se a fins militares, administrativo e comerciais, os quais se detinham em cartografar o seu território facilitando assim o monitoramento das áreas que encontravam-se sobre os seus domínios.

Imagem 3- "Orbis Terrarum" Vipsanius Agripa / Reprodução do mapa original (20 a.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário